sábado, 20 de fevereiro de 2010

A Cozinha Açafrão...


"No Noroeste do Irã, nas planícies de Khorasan, existe um vilarejo chamado Mazareh. É uma colméia de muros de barro marrom, onde os montes se encontram com planícies, longe da cidade mais próxima, Mashad, com suas cúpulas douradas e seis minaretes. Lá vivem quarenta famílias ou mais, cujos antepassados cultivavam as terras e cuidaram dos rebanhos antes da poderosa família Mazar, que deu nome ao vilarejo.

Mas Mazareh tem um significado próprio - pequeno milagre - e estrelas próprias que brotam do solo ao anoitecer. É uma terra de superstições, embora o povo seja devoto. Se você a visitar hoje, encontrará uma nova capela de tijolos vermelhos no lugar do templo, que desmorona lentamente na orla do vilarejo. Se você olhar mais adiante, atrás do velho templo, num dia de verão, talvez encontre flores silvestres, papoulas rústicas, ao pé de uma pedra riscada de liquens amarelos.


Se olhar mais de perto, verá que não é uma pedra, mas duas, cabeça e tronco, uma mulher de pedra que ninguém se lembra desde quando está lá. Você pode passar por ela e não notar sua presença, mas na noite escura o vento sopra pelos furos do seu corpo e seus suspiros percorrem a terra. Ela observa a passagem do tempo. Está lá agora, enquanto a terra gira.Suas correntes passam por ela. Cruéis ou gentis, as estações e os séculos fazem-na cantar, embora não tenha boca, nem língua, nem voz própria.
Esta é a história dessa mulher, uma história que ela pode contar, se você quiser ouvir."

{Trecho Extraído do Livro: A Cozinha Açafrão - Yasmim Crowther}

Sinopse: A partir de um acidente envolvendo a filha grávida, a iraniana Maryam Mazar se vê obrigada a reavaliar sua vida e a voltar para o Irã, de onde foi expulsa mais de 40 anos antes. O país, porém, não é mais o das lembranças da jovem que partiu para a Inglaterra em busca de liberdade e independência. Mas é ainda uma terra de lendas, aromas e sabores. Na remota aldeia Mazareh, no noroeste do Irã, Maryam é obrigada a enfrentar o passado e as lembranças de uma vida que tivera de abandonar quando seu pai a deserdou por um pecado que não cometera, quando ela era jovem, linda e obstinada. Enquanto isso, na Inglaterra, sua filha Sara cuida do primo Saeed, que havia perdido a mãe, e de seu pai, desolado com o abandono da mulher. Juntos, trazem à tona o passado de Maryam a partir de fragmentos de conversas, fotografias e alguns versos de um poema. Na tentativa de reconstruir a família, Sara vai ao Irã descobrir as causas da infelicidade da mãe e tentar levá-la para casa. 'A cozinha açafrão' é uma história sobre traição e castigo, sobre segredos que podem ferir ou libertar, sobre a dor do exílio e a difícil alegria do retorno.

Opinião: Cativante. Envolvente. A história de mãe e filha com sua diferenças e de como não podemos esquecer o passado. Com delicadeza e emoção aprendemos que, como diz na "orelha" do livro, certas coisas ficam pra trás, mas nunca nos abandona totalmente.

...

Editora: Suma de Letras
Assunto: Literatura Estrangeira-Romances
ISBN: 8560280146
Idioma: Português
Tipo de Capa: BROCHURA
Edição: 1
Número de Páginas: 304

Início:12/02/2010
Término: 19/02/2010

Um comentário:

Iêda Ferreira disse...

Não fosse a pilha de livros que ganhei no natal e no meu aniversário, leria este livro esta semana mesmo. Mas tenho que priorizar o carinho dos amigos. Quem sabe lá pelo mês de abril?...
Beijo