sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Prisioneira em Teerã...



Trecho do Livro:


"Tudo começou com flashes de memórias que surgiam em minh mente imediatamente depois de me deitar. Eu tentava afastar isso da minha cabeça, mas as lembranças investiam contra mim ivandindo meu dia, e também minha noite. O passado estava me vencendo e eu não conseguia mantê-lo a distância; tinha que enfrenta-lo ou ele destruiria completamente minha sanidade. Já que eu nõ conseguia esquecer, talvez a solução fosse lembrar. Comecei a escrever sobre os dias que passei em Evin - famigerada prisão política de Teerã -, sobre a tortura, a dor e o sofrimento de que nunca tinha conseguido falar. Minhas memórias se tornaram palavras e se libertaram da hibernação induzida. Eu acreditava que me sentiria melhor quando pusesse tudo aquilo no papel, mas isso não ocorreu. Eu precisava de mais. No conseuia manter o manuscrito enterrado numa gaveta do quarto. Eu era testemunha e tinha que contar minha hstória."

Sinopse: Era o tempo da brutal Revolução Islâmica do aiatolá Khomeini. Marina Nemat tinha apenas dezesseis anos quando foi presa pela Guarda Revolucionária do Irã por ter iniciado uma greve escolar. Levada para Evin, a temida prisão política de Teerã, foi torturada e condenada à morte. Mas um interrogador se apaixonou por ela e salvou-a do fuzilamento. Nessas memórias, tão terríveis que parecem ficção, Marina faz um relato desconcertante do horror e da ternura vividos entre 1982 e 1984. Por mais de vinte anos, ela tentou esquecer. Foi impossível. "Prisioneira em Teerã" põe fim a seu longo e angustiado silêncio.

Opinião: Esse é um daqueles livros que a gente leva pra vida toda... Em alguns momentos cheguei a pensar que não era possivel que tudo o que ela descreveu fosse verdade. Atrocidades cometidas em nome da religião, mulheres sem direito de decidir seu próprio destino e a coragem da autora, mesmo depois de tanto tempo, em deixar vir a tona tudo o que sofreu na prisão. Vale muito a pena!

Ficha Técnica:

Título: Prisioneira em Teerã
Autor: Marina Nemat
Selo: Planeta
I.S.B.N.: 9788576653158
Cód. Barras: 9788576653158
Acabamento: Brochura
Edição: 01 / 2007
Idioma: Português
País de Origem: Brasil
Número de Paginas: 301
Preço Sugerido: R$ 44,90

Início em: 28/01/2013
Término em: 01/02/2013

Nenhum comentário: