domingo, 30 de outubro de 2011

Um Ano de Milagres...


Outono 1666
Tempo de Colher Maçãs

"Eu costumava amar essa época do ano. A lenha empilhada ao lado da porta, o odor de sua seiva ainda lembrando a floresta. O feno pronto, dourado sob a luz tênue da tarde. O rumor das maçãs rolando para dentro dos depósitos no porão. Odores e cenas e sons que anunciavam que este seria um ano bom: haveria comida e calor para os bebês quando a neve chegasse. Eu adorava andar por entre as macieiras, sentir a maciez cedendo debaixo dos pés ao pisar uma fruta caída. Aromas doces, fortes, de maçã podre e madeira molhada. Este ano, os montes de feno são escassos e a madeira empilhada é pouca, e nada disso me importa.

Trouxeram as maçãs ontem, um carro cheio para o depósito da reitoria. Uma colheita tardia, claro: vi marcas marrons em várias delas. Comentei com o carroceiro, mas ele me disse que tínhamos sorte de conseguir aquela qualidade, e suponho que tenha razão. Há poucas pessoas para fazer a colheita... Há tão poucas pessoas para fazer qualquer coisa! E os que restam entre nós perambulam como num quase torpor. Estamos todos cansados demais.

Peguei uma maçã que estava firme e boa, cortei-a em fatias finas como papel e a levei até aquele cômodo mal-iluminado em que ele se senta, imóvel e em silêncio. Tem a mão sobre a Bíblia, mas nunca a abre. Não mais. Perguntei-lhe se queria que lesse para ele. Ele virou a cabeça para me olhar, e me assustei. Já fazia dias que não olhava para mim. Tinha me esquecido do poder de seus olhos - do que eles eram capazes de nos fazer - quando ele nos fitava do púlpito e nos prendia, um a um, com o olhar. Os olhos ainda são os mesmos, mas o rosto está muito alterado, assim torcido e fatigado, com sulcos profundos. Quando ele chegou aqui, apenas três anos antes, toda a aldeia zombava de sua aparência jovem e ria da ideia de ouvir sermões de um moleque. Se o vissem agora, não ririam, ainda que se lembrassem do que é um riso."

{Trecho do Livro: Um Ano de Milagres - Geraldine Brooks}

Sinopse: Quando uma remessa de tecidos infectados vinda de Londres traz a peste para uma aldeia isolada nas montanhas, uma mulher luta pela sua sobrevivência e a de seus amigos e familiares. Acompanhe, a partir do ponto de vista da personagem, a história do ano da peste de 1666, a epidemia que matou quase um quinto da população inglesa. A cada pequena vitória diante da adversidade, dias se tornam meses, que completam um ano de milagres.

Opinião: MARAVILHOSO!!! (Adoro os livros da Geraldine Brooks) Ela aborda o tema da peste que assolou essa pequena aldeia de maneira magistral... Eu li em dois dias, pois a leitura flui com muita facilidade... Eu recomendo!!! 


Título: Ano de Milagres, Um
Autor: Geraldine Brooks
ISBN: 9788520924396
Páginas: 328
Edição: 1
Tipo de capa: BROCHURA
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2010
Assunto: Literatura Estrangeira-Romances
Idioma: Português

Início: 27/10/2011
Término: 29/10/2011

Nenhum comentário: