quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Dia Após Noite...



Trecho do Livro:

TEDI

Tedi Acordou com o cheiro da maresia. O aroma chegara-lhe depois de passar pelas dunas e latrinas, confundindo-se com seu mauhálito e os copos suados das outras dezenove ulheresda barraca. Ela sentou-se no catre, inalou aforte fragrância salgada e sorriu.
Tedi Pastore perdera o olfato durante a guerra. Com tão pouco para comer, sua menstruação também cessara. Os cabelos louros e cheios perderam o brilho, e as unhas tornaramse frágeis e quebradiças. Mas ela vinha recuperando tudo na Palestina.
Nas duas semanas desde que chegara a Atlit, seu olfato se tornara tão aguçado quanto a de um cachorro. Tedi podia identificar as pessoas de olhos fechados. {...}

ZORAH

Zorah tentou se concentrar nos passos da sentinela que fazia a ronda da meia noite, mas os gritos da mulher que tivera um colapso ao portão ainda ecoavam em sua cabeça. {..}
Zorah odiava o mar tanto quanto o vento batendo nas árvores. {...}
Em abril, quando ficara sabendo qu Hitler estava morto, uma benção judaica quase lhe escapou dos lábios; porém, ela lutara contra o instinto e mordera a língua a ponto de fazê-la sangrar. Nunca mais diria: "Louvado Se Deus!". {...}

SHAYNDEL E LEONI

Embora Leoni não imaginasse como faria para suportar outro mês de calor, o qual, segundo o que ouvir dizer, duraria até outubro. Havia apenas umaárvore grande o bastante para fornecer sombra em todo o campo, e a barraca parecia, na maior parte do tempo, um forno.
Só de pensar na palavra, ela se sentia mal. Antes, "forno" lhe trazia à mente imagens de bolos e frango assado e pão quentinho Agora significava apenas "câmara de gás".
{...}
Shayndel ficou lisonjeada por ter sido escolhida por ela, que aparentava ser a pioneira perfeita: durona objetiva, alegre e seura de si. Fazia total sentido ela trabalhar com as forças militares judaicas. Hanna era o tipo de mulher que Shayndel sonhara se tornar desde que fora com o irmão, Noah, a uma das reunões secretas. {...} Ela dexara de ser a garota de uma cidadezinha no centro-oesta da Polônia: virara uma sionista, de corpo e alma, e seu único desejo era ir ao acampamento de verão dos Jovens Guardiões para aprender hebraico, usar calças e trabalhar nos campos.

Sinopse: Dia após noite baseia-se na história real da extraordinária fuga de mais de duzentos prisioneiros do campo de refugiados de Atlit, em outubro de 1945. Administrado pelo Mandato Britânico na Palestina, o campo abrigava imigrantes “ilegais” vindos das mais diversas partes da Europa destroçada pela Segunda Guerra Mundial. Neste não lugar, espécie de limbo povoado por indivíduos entorpecidos pelo horror e desacostumados à esperança, quatro jovens – sobreviventes de quatro destinos diferentemente cruéis – unem-se por laços improváveis. Diante do desafio de recriarem suas vidas numa terra nova e estranha, Shayndel, Leonie, Tedi e Zorah encontram redenção nos laços que as unem e nas experiências compartilhadas entre si. Por meio das quatros, somos expostos também às delicadas relações entre os judeus da Palestina e os sobreviventes recém-chegados, e à destes com os “aliados” britânicos; aos ensaios de uma retomada plena da vida e ao clima de profunda tristeza, confusão e esperança que marcou aqueles dias. Como havia feito antes em A tenda vermelha, quando tratou do Velho Testamento por meio do olhar feminino, Anita Diamant dá voz e alma a essas mulheres, protagonistas involuntárias de um momento histórico repleto de tragédia, rancor e redenção.

Opinião: Acho que a palavra certa para descrever o livro é: TOCANTE!...
O livro é baseado em fatos reais... Sei que muitos já escreveram sobre o holocausto na Segunda Guerra, mas o diferencial nesse livro é que ele nos mostra um pouco do que aconteceu depois que ela terminou...
Contada através de quatro sobreviventes (personagens fictícios) de todo aquele horror, suas histórias, suas lutas e seus sonhos, vai tecendo uma história cheia de esperança... E nos mostra como viveram os sobreviventes tendo que ser novamente "presos" em campos de refugiados até a fuga... Recomendadíssimo!!! Assim como em "A Tenda Vermelha" a autora nos brinda com outo livro belíssimo!

Sempre que leio algo desse tema me vem duas questões:
1ª Como pode o ser humano ser tão vil e maléfico?
2ª De onde os sobreviventes retiraram forças para continuar vivendo depoi de perderem tudo e todos que amavam?

 

Ficha Técnica:

Título: Dia Após Noite
Autor: Anita Diamant

I.S.B.N.: 9788520430408
Cód. Barras: 9788520430408
Reduzido: 3671099
Acabamento: Brochura
Edição: 1 / 2011
Idioma: Português
Número de Paginas: 334
Preço Sugerido: R$ 49,00


Início em: 14/01/2013
Término em: 17/01/2013 

Nenhum comentário: