domingo, 22 de novembro de 2009

As Virgens de Vivaldi...


1710 ANNO DOMINI

Madre mia caríssima



Queria mãe, escrevo para a senhora em estado de desespero! Às vezes acho que Deus deve me odiar para me deixar aqui, longe daqueles a quem amo. E, no entanto, não tenho servido bem a Deus, dedicando minha juventude a cantar os Seus louvores? O que fiz para ser abandonada aqui – de novo e mais uma vez ser abandonada aqui? Como eu gostaria que, de algum modo, a senhora pudesse me mandar uma palavra dizendo que eu não lhe escrevo em vão.

{...}
Nós estamos aqui para orar por Veneza e pela graça da República aos olhos de Deus. Mas descobri o tesouro secreto dessa nossa tarefa, e ele não tem nada a ver com qualquer bem mais elevado, mas apenas com minha própria satisfação.
Pronto, agora a senhora pode ver como sou egoísta. E talvez eu seja, na verdade, bem filha de minha mãe. Não há dúvida de que é mais conveniente para a senhora manter-se escondida de mim.

{...}
Vou lacrar esta carta e entregar para irmã Laura. Gosto de imaginar a senhora quebrando o lacre de minhas cartas. Tento alcançá-las através do vazio que nos tem separado e talvez nos separará para sempre. Escrevo e escrevo, muito embora tenha receio de que a senhora nunca vá ler estas cartas. Que irmã Laura simplesmente as lance ao fogo, satisfeita por ter me dado a ilusão de ser filha de alguém.
Através desse vazio, entretanto, envio beijos para a senhora. E o meu amor.


Anna Maria dal Violin





{Trecho Extraído do Livro: As Virgens de Vivaldi - Barbara Quick}



Sinopse: A Veneza do século XVIII, do alto de seu esplendor e decadência, é recriada por Barbara Quick neste fascinante romance. Personagens e contexto históricos construídos a partir de pesquisa e imaginação literária primorosa numa história de desejo e intriga, verdades ditas pela metade e mentiras venenosas. As Virgens de Vivaldi apresenta a história de Anna Maria dal Violin, uma personagem real que viveu em Veneza no início do século XVIII. Orfã moradora do Ospedale dela Pietà - orfanato onde as crianças recebem orientação musical - Anna Maria, apesar de muito jovem, desperta o interesse de Vivaldi devido à sua excelente habilidade com o violino. A protagonista, que narra a história já na idade adulta e por meio de cartas que escreveu quando criança, é talentosa e trabalha arduamente no aprimoramento de suas qualidades artísticas. Contudo, seus maiores desejos são: descobrir quem é sua mãe biológica e conhecer o mundo fora do orfanato. Isto a leva a fugir para fora de sua casa e cair no submundo de Veneza, cidade onde durante metade do ano as pessoas usam máscaras e se enclausuram no anonimato do carnaval. Nada é o que parece ser.As Virgens de Vivaldi lança um olhar fascinante no interior da fonte da herança musical de Vivaldi, que se entrelaça com a história envolvente de uma jovem à beira da maturidade em lugar e época deliciosamente marcantes.
...



Opinião: Escrito de uma forma bastante lúdica, As Virgens de Vivaldi se passa em uma das cidades mais exóticasdo mundo, La Serenissima, Veneza!... Um livro lindo, escrito de maneira muito bela... Com certeza enquanto estamos lendo podemos ouvir a música de Vivaldi ao fundo... Vale muiiiiiiiito a pena! Esse é pra guardar entre os meus preferidos!


I.S.B.N.: 9788528613902
Acabamento : Brochura
Edição : 1ª Ed. / 2009
Idioma : Português
País de Origem : Brasil
Número de Paginas : 352

Um comentário:

Barbara Quick disse...

Oi, Daniela!

My Portuguese is good enough to allow me to read your lovely words--but too primitive, alas, to write a letter of thanks to you for reading, appreciating, and sharing your enthusiasm for my novel, published so beautifully in Brasil as "As Virgens de Vivaldi." You love my book--and I love your country and your culture! I hope to be able to return someday to Brasil.


Beijos,
Barbara
http://www.BarbaraQuick.com