segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A Herança de Ana Bolena...


Catarina, Norfolk House, Lambeth
Junho de 1540

"{...} Ajustam-me vestidos e murmuram, com a boca cheia de alfinetes, que sou a garota mais bonita, a mais sofisticada para quem já costuraram um corpete tão apertado. Curvam-se até o chão para levantar a bainha do vestido e dizem que nunca viram uma garota tão bonita, uma verdadeira rainha entre as garotas.
Adoro isso. Se eu fosse uma alma mais zelosa, mais circunspecta, sei que estaria preocupada com a minha pobre senhora, a rainha, com o que será dela, e o pensamento desagradável de que em breve me casarei com um homem que enterrou três esposas e talvez enterre a quarta, e que tem a idade para ser meu avô, assim como fede muito... mas não posso ser perturbada por tais preocupações. As outras esposas fizeram o que tinham de fazer, suas vidas terminaram como Deus e o rei quiseram; isso não significa nada para mim. Até mesmo minha prima Ana Bolena não é nada para mim. Não vou pensar nela nem no meu tio empurrando-a para o trono e depois para o cadafalso. Ela teve vestidos, sua corte, jóias. Teve seu tempo sendo a jovem mais bela da corte, teve seu tempo sendo a favorita de sua família e o orgulho de todos nós. E agora eu terei o meu."

{página: 231}

Catarina Howard, personagem de Philippa Gregory
in A Herança de Ana Bolena

Um comentário:

Rúbia Barros disse...

Olá Dani!!
voce já percebeu como um trecho de um livro pode nós levar aquela vontade de ler ler o livro inteiro?
É como esse trecho do seu post fez comigo..da vontade de ler o livro!!
um abraço!!