terça-feira, 14 de setembro de 2010

A Herança de Ana Bolena...


Ana, palácio de Richmond,
Julho de 1540

"Não consigo dormir. Passo a noite à janela, observando as primeiras claridades. Acho que será minha última noite na Terra, e lamento mais do que qualquer outra coisa, ter desperdiçado a minha vida. Passei o tempo todo obedecendo meu pai, depois ao meu irmão, desperdicei esses últimos meses tentando agradar ao rei, não valorizei a pequena centelha que sou eu, exclusivamente eu. Em vez disso, coloquei minhas vontades e meus pensamentos abaixo da vontade dos homens que mandam em mim. Se eu tivesse sido um gerifalfe, como meu pai me chamava, teria voado alto, me aninhado em locais solitários e frios, e flutuaria ao vento livre. Ao invés disso, fui como um pássaro em uma gaiola, sempre atado e às vezes encapuzado. Nunca livre, e às vezes, cego.
Deus é testemunha, se eu sobreviver a esta noite, esta semana, tentarei ser autêntica no futuro. Se Deus me poupar, tentarei honrá-lo sendo eu mesma; não sendo uma irmã ou uma filha ou uma esposa.

{página: 243}

Ana de Cleves, personagem de Philippa Gregory
in A Herança de Ana Bolena
.

Nenhum comentário: