segunda-feira, 1 de março de 2010

O Segredo das Marés...


Prólogo

Ilhas são diferentes. Quanto menor for a ilha mais verdadeira ela é.
{...}

Existe uma antiga disputa entre os houssins e os salannais, iniciada muito tempo atrás por questões religiosas, depois por direitos de pesca, construção, comércio e, inevitavelmente, por posse de terra. Terra produtiva pertence, por lei, as que nela trabalham e os seus descendentes. É a única riqueza dos salannais. Mas La Houssinière controla a entrega de mercadorias que vem da costa (a família mais antiga de lá administra a única barca) e estabelece os preços. Se um houssin puder levar vantagem sobre um salannais, ee fará isso. Se um salannais conseguir passar a perna num houssin, toda a aldeia vibrará com esse triunfo.
{...}

1

Voltei depois de dez anos, num dia quente no final de agosto, vésperas das marés mais violentas do verão. Enquanto eu estava lá de pé, observando o Brismand 1 se aproximar do cais, a velha barca aportando em La Houssinière, dor como se nunca tivesse saído dali. Nada havia mudado, o cheiro forte no ar o píer sob os meus pés, os gritos das gaivotas no azul quente do céu. Dez anos, quase a metade da minha vida, apagados de uma só vez, como se escritos na areia. Ou quase.
Praticamente não levava nenhuma bagagem, o que intensificou a ilusão. Mas eu sempre viajei quase sem nada. Nós duas viajávamos assim, minha mãe e eu. Nunca carregávamos muito peso. e no fim eu que paguei o aluguel do nosso apartamento em Paris, trabalhando num café sujo que ficava aberto até a madrugada para complementar a venda dos quadros que minha mãe detestava tanto, enquanto ela lutava contra uma enfisema e fingia não saber que estava morrendo.
Mesmo assim eu gostaria de ter voltado rica, bem sucedida. Para mostrar para o meu pai que tínhamos vivido muito bem sem a ajuda dele.
{...}

Eu não planejava ficar. Por mais forte que fosse a ilusão de que o tempo havia passado, agora eu tinha outra vida. Eu havia mudado. Eu não era mais uma ilha.

{Trecho Extraído do Livro: O Segredo das Marés - Joanne Harris}

...

Sinopse: Ao voltar para casa depois de dez anos ausentes, Mado encontra seu pai lutando contra uma estranha doença e Les Salants, sua aldeia natal, mergulhada numa crise sem precedentes. Com a ajuda de um estrangeiro envolvente e misterioso, ela elaborará um audacioso plano para mudar o destino da ilha de sua infância. Mas ao colocar suas idéias em prática, Mado descobre que a situação é muito mais complicada do que a princípio parecia. Ela precisará de toda sua generosidade, combatividade e inteligência para conseguir alcançar a salvação almejada.

Opinião: Quando Mado resolve votar para a ilha onde nasceu encontra Le Salants afundada em uma crise jamais vista. Seu pai cada vez mais perdido dentro do seu próprio mundo, e a presença misteriosa de um forasteiro.
A eterna briga entre as ilhas (Le Salants e La Houssinière), faz com que o improvável aconteça: os moradores se unem para salvar a ilha. A medida em que a maré de sorte dos aldeões vira, segredos são revelados, levando a um final surpreendente. Vale a pena a leitura!

Editora: Record
Assunto: Literatura Estrangeira-Romances
ISBN: 8532518141
Idioma: Português
Tipo de Capa: BROCHURA
Edição: 1
Número de Páginas: 355

Início: 22/02/2010
Término: 01/03/2010

Nenhum comentário: