domingo, 28 de março de 2010

Os Senhores do Arco...


"Eu trouxe os lobos a esta planície, olkhun'ut e keirates. Trouxe merkites e jajirates, oirtates e naimames. Woyelas vieram aqui, tuvanes, uigures e uriankhai. - Enquanto citava cada grupo, havia uma agitação no local onde eles estava,. Notou como permaneciam juntos mesmo naquela noite. Não seria uma assimilação fácil para aqueles que tinham a honra tribal acima dor resto. Não importava, disse a sim mesmo. Gêngis ergueria os olhares daqueles homens mais para o alto. Sua memória era impecável enquanto citava cada tribo que havia se juntado para se juntar a ele à sombra da montanha preta. Não deixou nenhum de fora, sabendo que a omissão seria notada e lembrada.
"Mais: convoquei aqueles que não tinham tribo - continuou - mas ainda possuiam honra e atendiam ao chamado do sangue. Eles cavalgaram até nós com confiança. E digo a todos vocês: não existem tribos sob o pau céu. Existe apenas uma nação mongol, e ela começa esta noite, neste lugar.
{...}

Com dedos ágeis, Gêngis amarrou a ponta do último rabo de cavalo e cravou a base da vara na madeira a seus pés. A brisa bateu no estandarte colorido, de modo que os rabos chicotearam e se retorceram como se estivessem vivos.
- Eu amarrei as cores - gritou ele. - Quando todas estiverem desbotadas e brancas, não haverá diferença entre elas. Serão o estandarte de uma nação.
Aos seus pés, os oficiais levantaram as espadas e a horda reagiu, apanhada no clima do momento. Milhares de armas golpearam o céu e Gêngis assentiu, fascinado. Demorou um longo tempo para o barulho terminar, mas ele levantou a mão ao bater no ar.
- O juramento que vocês farão nos une, irmãos. No entanto, não é mais forte que o sangue que já nos une. Ajoelhem-se diante de mim."

{Trecho Extraído do Livro: Os Senhores do Arco - Conn Iggulden}

Sinopse: O grande Khan nasceu nas planícies da Ásia Central para unir as tribos mongóis divididas pela guerra. O maior dos guerreiros deseja criar uma nova nação nas planícies e montanhas da Mongólia. E contará com seus irmãos Kachiun e Khasar e seus valentes e disciplinados guerreiros para conquistar as ricas cidades do império Jin. Para atingir seus objetivos, ele precisa destruir o antigo inimigo, que manteve seu povo dividido, atacar suas fortalezas e cidades muradas e encontrar uma maneira de combatê-lo, enquanto lida com seus generais indomáveis, irmãos ambiciosos e os filhos crescendo.

...
Opinião: Sou fã dessa saga, as batalhas são muito bem descritas. Estamos acostumadas a ler sobre Gengis Khan como um "selvagem" e nessa série vemos o homem por tras do guerreiro. Costumes, tradições e muito sangue...rs
Vale a pena!

Editora: Record
Assunto: Literatura Estrangeira
ISBN: 8501082430
Idioma: Português
Tipo de Capa: BROCHURA
Edição: 1
Número de Paginas: 416

Início: 25/03/2010
Término: 26/03/2010

Nenhum comentário: