segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A Rainha Branca...




“No dia seguinte, ao meiodia, estou em meus aposentos privativos quando a criada chega apressada para dizer que o rei está descendo a estrada na direção da nossa propriedade. Não vou correndo à janela para vêlo, não corro para o espelho de moldura de prata no quarto de minha mãe. Deixo minha costura de lado e desço a grande escada de madeira, de modo que, quando a porta se abre e ele entra no hall, estou serena, como se tivesse sido afastada de minhas tarefas domésticas para receber um hóspede de surpresa.
Vou até ele com um sorriso e ele me saúda com um beijo cortês na bochecha. Sinto o calor de sua pele e vejo, por meus olhos entreabertos, a maciez do cabelo que ondula em sua nuca. Seu cabelo tem o cheiro sutil de especiarias, e a pele de seu pescoço está limpa. Quando me olha, percebo o desejo em seu rosto. Ele solta minha mão bem devagar, eu recuo com relutância. Faço uma mesura, enquanto meu pai e meus dois irmãos mais velhos, Anthony e John, avançam para também fazerem uma reverência.
A conversa durante o jantar é formal como deve ser. Minha família é respeitosa com esse novo rei da Inglaterra, mas não negamos que apostamos nossas vidas e toda a nossa fortuna na batalha contra ele. Meu marido não foi o único de nossa família e nossos amigos que não voltou para casa. Mas é isso o que acontece em um conflito que chamam de “Guerra dos Primos”, no qual irmão luta contra irmão, e seus filhos os seguem até a morte. Meu pai foi perdoado, meus irmãos também, e agora o vencedor divide o pão com eles, como se quisesse esquecer que triunfou sobre eles em Calais, que meu pai se acovardou e fugiu de seu exército na neve manchada de sangue de Towton.
O rei Eduardo está à vontade. Ele é encantador com minha mãe e divertido com meus irmãos Anthony e John, e com Richard, Edward e Lionel quando estes se juntam a nós mais tarde. Três de minhas irmãs mais novas estão em casa e jantam em silêncio, os olhos arregalados de admiração, mas amedrontadas demais para dizer uma palavra sequer. A esposa de Anthony, Elizabeth, elegante e silenciosa, está sentada do lado de minha mãe. O rei é respeitador com meu pai e lhe pergunta sobre a caça e a terra, sobre o preço do trigo e a regularidade da mão de obra. Quando as frutas em conserva e os frios são servidos, ele está conversando como um amigo da família, e posso observálo de minha cadeira.”

{Trecho do Livro: A Rainha Branca – Philippa Gregory}

Sinopse: Em A RAINHA BRANCA, Philippa revisita a Guerra das Rosas, que opôs a Casa de York, simbolizada pela rosa branca, à Casa de Lancaster, da rosa vermelha. Um conflito que colocou irmão contra irmão, num jogo de assassinatos, traições e vilezas.

Aqui, ela conta a história de Elizabeth Woodville. Filha de uma família nobre do campo, ela se vê desamparada quando o marido é morto no campo de batalha. Com dois filhos pequenos, ela decide recorrer ao jovem rei para reaver suas propriedades, usurpadas pela família do marido. Porém, após despertar a atenção do monarca, os dois apaixonam-se e casam-se em segredo, e Elizabeth ascende à realeza. E perigo, morte e perfídia passam a ser constantes em sua vida.

A trama ganha dramaticidade junto com os esforços da Rainha da Casa de York para proteger seus filhos mais novos, herdeiros do trono inglês. Mas após seu marido ser assassinado, nada evita que eles sejam sequestrados pelo tio, Ricardo III, e acabem trancados na Torre de Londres. E se transformem em um dos mistérios mais intrigantes da história: o sumiço dos príncipes permanece um acontecimento que confunde os pesquisadores há séculos.

Opinião: Sensacional!!! (Sou suspeita para comentar sobre a autora, e o assunto então, nem se fala!!) Eu fiquei encantada pela Rainha Elizabeth Woodville, sua perspicácia e sua coragem...A autora acertou em cheio quando decidiu escrever sobre ela... A parte do livro em que ela assume seu lado "feiticeira" deu um toque especial ao enredo... 

P.S.: Minha humilde opinião é de que os príncipes foram mortos por Henrique VII, assim ele jogaria o povo contra Ricardo III e teria o apoio de Elizabeth... :)


Título: A Rainha Branca
Autor: Philippa Gregory
Editora: Record
ISBN
: 9788501089724

Páginas: 434

Edição: 1
Tipo de capa: BROCHURA
Ano: 2012
Assunto: Literatuta Estrangeira
Idioma: Português


Início: 07/09/2012
Término: 12/09/2012

Um comentário:

Iêda Ferreira disse...

Boa dica. Vou aproveitar para erguntar sobre um livro que quis comprar e fiquei em dúvida. Você já leu Doce Vida Na UMbria? Sabe dizer se é bom?
Beijos.