sábado, 21 de março de 2009

As Memórias do Livro...

“{...}
Entrei na biblioteca aquele dia e encontrei a seção de prateleiras que tinha limpado na semana anterior, e comecei a tirar os livros da seção seguinte. Eram livros mais velhos, na maioria; por isso, resolvi tomar cuidado especial enquanto os colocava de lado. De repente, estava na minha mão. Olhei para ele. Abri-o. E eu estava de volta a Sarajevo, no escritório de efêndi Kamal, com Stela tremendo ao meu lado, percebendo de uma maneira que eu só compreendia em parte, na época, que efêndi Kamal devia ter feito algo que a deixara com muito medo. De repente, era como seu eu ouvisse a voz dele: “O melhor lugar para esconder um livro pode ser uma biblioteca”.
Eu não sabia o que fazer. Imagina, claro, eu o livro devia estar lá, onde estava. Mas parecia estranho que um famoso e antigo manuscrito estivesse jogado de qualquer jeito naquela prateleira.
E foi isso que eu lhes disse quando me questionaram: o bibliotecário-chefe, o diretor do museu e outro homem que eu não conhecia, com aspecto de soldado, mas que parecia saber tudo sobre o livro e sobre Serif Kamal. Eu estava nervosa, porque eles pareciam não acreditar em mim, ou que tal coincidência pudesse ocorrer de fato; e, quando fico ansiosa, as palavras hebraicas me escapam. Não conseguia me lembrar de peleh, “milagre”, e disse siman que dá a idéia de “sinal”. Mas no fim, aquele que parecia soldado me compreendeu. Sorriu para mim, muito gentil. Em seguida virou-se para os outros e disse:- Bem, por que não kinderlach? Toda a história desse livro, e de sua sobrevivência até hoje, tem sido uma série de milagres. Então por que não mais um?”


{Trecho Extraído do Livro: As Memórias do Livro – Geraldine Brooks}

Sinopse:
Da Espanha de 1480 até a enfraquecida Sarajevo de 1996, um livro sagrado de valor incalculável é caçado por fanáticos políticos e religiosos. Seu destino está nas mãos de uma talentosa conservadora de livros a charmosa protagonista Hanna, e sua recuperação resulta em um mistério histórico arrebatador.Quando Hanna é chamada a Sarajevo para examinar o Hagadá, um código judaico do século XV que havia desaparecido durante a guerra da Bósnia, ela não pode acreditar que um documento tão maravilhoso estava preservado depois de tantas guerras e tanto preconceito. A partir de pistas encontradas no próprio manuscrito uma asa de inseto, manchas de vinho e um pêlo branco Hanna desvenda uma série de enigmas fascinantes e reconstrói as memórias do livro. E o resultado é um verdadeiro épico, uma corrida contra o tempo para revelar o passado e dar espaço à crônica da história do livro, enquanto Hanna procura a cura para uma criança vítima da intolerância da guerra, um amor impossível, sua própria identidade e proteção: do Hagadá e de sua própria vida.

Para saber mais sobre o livro, clique aqui
...


“No lugar onde se queimam livros, no fim se queimam homens”
~ Heinrich Heine ~


A autora se tornou uma das minhas favoritas... Ela escreve de uma maneira que faz a gente ficar preso dentro do livro... A cada pista encontrada para desvendar os mistérios do livro sagrado, somo transportados para diferentes histórias, épocas e costumes diferente... Eu simplesmente AMEI o livro. Espero ler outros da autora tão bons quanto este.

Editora: Ediouro
Assunto: Literatura Estrangeira-Romances
ISBN: 9788500023323
Idioma: Português
Tipo de Capa: BROCHURA
Edição: 1
Número de Páginas: 400

Nenhum comentário: