segunda-feira, 30 de março de 2009

Livro Novo é Assim...


Pega Nele.
Olha a capa. Vira e Revira para ver a contra-capa e a lombada. Passa os dedos suavemente pela capa, como que a acariciar um objeto religioso.
Abre-o.
Começa a ler as primeiras páginas. Vê o nome do autor, os agradecimentos, a edição e o nome na lingua original, as descrições da capa. Cheira as páginas.Inala com os olhos fechados o aroma a livro novo. Um cheiro diferente de livro para livro, mas no entanto tão igual, tão cativante. Um cheiro a papel e cola capaz de evocar aventuras e lágrimas, personagens e lugares, autores e situações. Continua a folhear.
Capitulo um, ou Prólogo, ou citações. Independentemente do modo como começa, as primeiras linhas atraem o leitor como um íman. Lembram-lhe o que passou e incitam-no a saber o que virá.

A leitura é a essência que nos preenche a alma, que nos conforta o coração e que nos transporta para outros mundos, épocas ou situações. Ler não é apenas passar o tempo.É amar, sentir, odiar, chorar com as personagens, viver o que eles vivem, até chegar à palavra "Fim" para ficar com pena de ter terminado. Apesar de tudo terminar um livro pode ser um alívio ou uma tristeza. Mas todos eles deixam algo em nós, e com todos crescemos mais um bocadinho. Receber um novo livro é isto. É um "novo começar" que se repete. É um ciclo que se inicia não do zero, mas como continuação do anterior. É abraçar a diversidade e ultrapassar barreiras. É rir, chorar, amar. É conhecer o mundo, que por vezes parece tão inacessível. No fundo, é viver.

Fecha o livro e ao coloca-o na prateleira, sorri. Ao virar as costas, caminhando agora mais seguro de si pensa: - Este valeu a pena!

Um comentário:

Alexandre disse...

Olha o ciúme...

:P