quarta-feira, 25 de março de 2009

A Travessia do Albatroz...



”(...) Embarquei sem olhar pra trás. Qualquer palavra naquela hora teria desencadeado uma avalanche incontrolável de emoções represadas. Escolhi um banco vago e, através da janela, vi a figura do meu pai diminuindo até virar um ponto na paisagem. Eu podia imaginar o tamanho da sua dor ao relembrar uma frase que não me saia da memória: “Um dia você vai aprender que para nós, iranianos, a família é tudo. Enquanto estivermos juntos e unidos, ficaremos bem”, ele dissera no dia da minha formatura, quando reagi com desprezo diante da possibilidade de passar a vida atrás do balcão na loja do bazar.
Por cruel ironia, Khoda conseguira colocar aquilo no meu coração. Ele me ensinou a dar valor à família justo no momento em que eu não poderia tê-la comigo. Aliás seria o primeiro Noruz*, em toda a minha vida, que passaria longe deles. Nesse instante, fechei os olhos e, mesmo sem poder ajoelhar-me em direção a Meca, recitei o versículo 107 do Alcorão: “E se Alá te tocar com um infortúnio, não há quem remova, senão Ele; e se Ele te deseja um bem, não há quem revogador de seu favor. Com este, Ele alcançará a quem quer de Seus servos."Com um passe de mágica, senti minha alma pacificada e o desespero esvaiu-se..."

* Noruz: Passagem do ano novo.
{Trecho do Livro: A Travessia do Albatroz – Amor e Fuga no Irã dos Aiatolás - Márcia Camargos}

Sinopse:
Este livro é um romance baseado na história real de um jovem iraniano e seu melhor amigo. Contrariando normas rígidas, Kurosh Majidi (nome fictício) apaixona-se por Zibã, uma não muçulmana. Na direção oposta, seu amigo Behruz abraça o radicalismo xiita. Candidato a mártir, está disposto a morrer em nome de Alá, ainda que para isso tenha que sacrificar a amizade de infância. Convertido em militante radical, Behruz engaja-se no exército de Khomeini. Amante da liberdade, Kurosh evita as frentes de combate. Vê os amigos serem seduzidos pelo fanatismo, enquanto ele se distancia da fé. Quando a história assume proporções trágicas, Kurosh decide que chegou a hora de partir. Começa então sua epopéia, ponto central do livro. Kurosh aventura-se rumo à fronteira com a Turquia e acaba preso e torturado. Retorna à cidade natal, mas não desiste. Como um albatroz, a grande ave migratória, ele reúne forças, supera o medo e atravessa a cordilheira coberta de neve e infestada de lobos famintos.
...
O livro é uma biografia e mostra a fuga de um jovem quando o regime ditatorial dos Aiatolás toma o poder no Irã... Somos apresentadas a um irã pouco conhecido e a luta de sua família para que ele possa ficar em liberdade. Vale a Pena!

P.S.: As fotos são lindas!

Editora: Ediouro
Assunto: Literatura Nacional
ISBN: 9788560302130
Idioma: Português
Tipo de Capa: BROCHURA
Edição: 1
Número de Páginas: 320

Nenhum comentário: