segunda-feira, 16 de março de 2009

O Guardião de Memórias...


"{...}
Ele nunca havia compreendido a tristeza da mãe, embora mais tarde houvesse passado a carregá-la consigo, para onde quer que fosse.
Agora toda aquela tristeza havia desaparecido: aquela vida tinha terminado, desaparecera também.
Paul dirigui depressa, vendo os resquícios do outono em toda a parte. As cerejas já começavam a mudar de cor, nuvens de um vermelho brilhante contra as montanhas. O pólen fez seus olhos comicharem e Paul deu vários espirros, mas continuou com as janelas abertas. Sua mãe teria deixado o ar refrigerado ligado, o carro mais frio que vitrine de florista. Seu pai teria aberto sua maleta e procurado um anti-histamínico. Phoebe, ereta no assento ao seu lado, tirou um lenço de papel de um pacotinho, em sua enorme bolsa de plástico preta, e o ofereceu ao irmão. As veias azul claras desenhavam-se logo abaixo da superfície de sua pele. Paul pôde ver a pulsação em seu pescoço, calma, regular.
Sua irmã. Sua irmã gêmea. E se ela não tivesse nascido com Síndrome de Down? Ou, então, se tivesse nascido do jeito que era, e seu pai não houvesse erguido os olhos para Caroline Gill, enquanto a neve caía no mundo do lado de fora e o colega dele atolava numa vala? Paul imaginou os pais, muito jovens e muito felizes, aninhando os dois no carro e dirigindo devagar pelas ruas molhadas de Lexington, no degelo de março que se seguira ao seu nascimento. A ensolarada sala de recreação contígua a seu quarto teria sido o quarto de Phoebe. Ela o teria perseguido escada abaixo, passado pela cozinha e entrado no jardim silvestre, com o rosto sempre junto dele, o riso de um ecoando no outro. Quem teria sido Paul nesse caso?
Mas sua mãe tinha razão: ele nunca poderia saber o que teria acontecido. Tudo o que dispunham eram de fatos. {...}"

{Trecho Extraído do Livro: O Guardião de Memórias - Kim Edwards}

Sinopse: Casados há poucos anos, Norah e David esperavam felizes a chegada de seu primeiro filho. Mas essa alegria duraria pouco: o destino havia preparado uma surpresa que mudaria para sempre a trajetória dos dois.O que deveria ser uma boa notícia transforma-se num terrível pesadelo. Norah dá à luz duas crianças: Paul, um menino saudável, e Phoebe, portadora da síndrome de Down. Imediatamente, David lembra-se da complicada infância ao lado de uma irmã com a mesma doença. Desejando ardentemente poupar a esposa e a si mesmo desse sofrimento, ele decide expulsar a filha de suas vidas.Mas o preço dessa decisão acaba sendo alto demais – e não há chance de voltar atrás. Pouco a pouco, a culpa corrói o núcleo da família, e durante os 25 anos seguintes cada um vai lentamente se fechando em torno de suas próprias angústias.Atormentado pelo arrependimento, David fica obcecado por fotografar imagens de crianças, tentando compensar a saudade da filha. Norah, cada vez mais afastada da vida do marido, entrega-se ao álcool e a pequenas infidelidades, buscando em vão distrair-se da avassaladora dor da perda.Enquanto isso, Paul sente na pele a rejeição dos pais, que parecem mais envolvidos na suposta morte da irmã do que na sua vida. Em outra cidade, porém, Phoebe cresce feliz e cercada de cuidados pela mãe adotiva, que luta para dar à menina uma vida digna e livre de preconceitos.Com a rara habilidade de unir emoção e suspense, Kim Edwards explora as sutilezas das relações humanas e os dilemas de uma família que tenta seguir adiante, apesar de despedaçada. Ao mesmo tempo comovente e perturbador, O guardião de memórias é um livro inesquecível.
...
Em alguns momentos a melancolia dos personagens é tão forte que cheguei a me sentir como eles... Mostra também o poder das escolhas que as vezes precisamos fazer... nem sempre certas, e as consequências que temos que passar por conta disso...
É um bom livro, mesmo quando em alguns momentos a leitura se torna dificil por conta de tantos sentimentos conflitantes...

Editora: Sextante Editora
Assunto:
ISBN: 9788599296141
Idioma: Português
Tipo de Capa: BROCHURA
Edição: 1
Número de Páginas: 368

2 comentários:

Isadora disse...

Estou doida para ler esse livro. Este fds voltei a ler. Estou terminando uma biografia e vou retomar o "Desejo e Reparação"
bjs

Charmosa Vike disse...

Estou lendo esse livro e acabo sentindo o mesmo que você... é uma obra bem confusa com todos os conflitos de pensamentos e sentimentos, mais acredito que vou gostar do fim...
Suas postagens são excelentes. Parabéns.
Convido você a conhecer também meus cantinhos.
WWW.cantodereflexaovike.blogspot.com e www.charmosavike.blogspot.com
bjks