sexta-feira, 15 de maio de 2009

Malinche...

“{...}
A recém-nascida, filha do tlatoani, senhor de Painala, foi recebida nos braços da avó paterna. A avó pressentiu que essa menina estada destinada a perder tudo, para encontrar tudo. Somente alguém que se esvazia pode ser enchido de novo.

{...}
-A partir de hoje você será chamada Malinalli, esse nome será sua sina, o que corresponde a você por nascimento.

{...}
- Minha filha, você vem da água, e a água fala. Você vem do tempo e estará no tempo, e sua palavra estará no vento e será semeada na terra. Sua palavra será fogo que transforma todas as coisas. Sua palavras estará na água e será espelho da língua. Sua palavra terá olhos e olhará, terá ouvidos e escutará, terá habilidade para mentir com a verdade e dirá verdades que parecerão mentiras. Com a palavra poderá retornar a quietude, ao princípio onde não é nada, onde nada está, onde tudo o que é criado volta ao silêncio, mas sua palavra despertará e você terá de nomear os deuses e terá de dar vozes às árvores, e fará com que a natureza tenha língua e o invisível falará por você e se tornará visível em sua palavra. E sua língua será palavra de luz, e sua palavras, pincel de flores, palavra de cores que com a sua voz pintará novos códices.”

{Trecho Extraído do Livro: Malinche – Laura Esquivel}

Sinopse: "Vista por muitos como traidora, Malinche é uma das mais controvertidas personagens da história mexicana. Sua trajetória polêmica a faz um dos principais nomes da história da formação desse país e um marco da dilapidação da cultura latino-americana pelos europeus. O estilo poético de Esquivel apresenta um olhar arrebatador sobre a terra mexicana e a condição feminina."
...

Opinião: Resolvi ler 'Malinche' por causa da boa impressão que me deixou o filme 'Como Água para Chocolate', mas me decepcionei.A história se perde no excesso de magia, rituais, superstições e referências eróticas sem profundidade e propósito.Algumas curiosidades sobre o cotidiano antes da conquista de Cortés (retratado como um romântico frágil, indeciso e carente) podem ser destacadas. Fora isso, nada.

Editora: Ediouro
Assunto: Literatura Estrangeira-Romances
ISBN: 9788500021497
Idioma: Português
Edição: 1
Número de Páginas: 200

Nenhum comentário: