quarta-feira, 8 de abril de 2009

Amor em Terra de Chamas



“Eu vivia um conto de fadas onde todos os sonhos se realizam, porque, depois de anos de hesitação, podia ver que Sarbast finalmente me amava. No entanto tive um rápido momento de dúvida. Por que razão o sentimento de amizade se transformara em amor? Eu o conquistara revelando a ternura do meu amor? Afastei da mente todas as questões que me perturbavam. Teria muito tempo para encontrar todas as respostas no nosso futuro.

Sarbast e eu nos sentamos tão próximos quanto era possível naquele jipe, os braços se tocando levemente. Quando Zakia se inclinou para falar com o motorista, Sarbast olhou em volta para certificar-se de que ninguém nos observava e beijou-me rapidamente os lábios.

Senti um arrepio delicioso e me deixei envolver pela sensação criada por aquele beijo.


Desde aquela primeira noite há tanto tempo, quando me apaixonei por Sarbast, havia passado horas incontáveis sonhando com o momento em que ele seria meu marido. Mas nunca poderia ter imaginado a alegria que experimentaria por simplesmente sentar-me ao lado dele.

E aquele beijo! Havia sido envolvente.


Senti-me tentada a corresponder diante do olhar curioso de Zakia e do motorista, mas apertei as mãos sobre o meu colo, virando-me para olhar para outras coisas e pensar em outro assunto. Qualquer um. Foi então que notei a magnitude da floresta à nossa volta. A estrada sinuosa era ladeada por bosques de nogueiras e pistache. Flores coloridas adornavam as encostas. O Curdistão era simplesmente o paraíso na Terra.


{...}

Aprendi a remover miúdos de uma galinha, ordenhar uma vaca e identificar aviões iraquianos inimigos. Aprendi que a primeira coisa que deveria fazer em qualquer nova locação nas montanhas era encontrar o abrigo mais próximo para refugiar-me em caso de bombardeio. Aprendi que compartilhar um inimigo cria camaradagem instantânea entre as pessoas, mesmo que elas sejam de idades distintas e tenham formações contrastantes. Aprendi que as esposas de peshmergas nunca são preguiçosas, que uma verdadeira mulher peshmerga luta determinada para apoiar o marido e a causa. Aprendi que teria uma vida primitiva. Aprendi que havia tomado a melhor decisão de minha vida aceitando a proposta de casamento de Sarbast e unindo-me a ele no Curdistão para viver como guerrilheira da liberdade. Finalmente aprendi que estava em condição de realizar o sonho de toda uma vida, apoiar a causa curda.”


{Trecho extraído do Livro: Amor em Terra de Chamas – Jean Sasson}

Sinopse:
Na obra, a autora, que assina outros sucessos como Mayada e Princesa sultana, conta a impressionante história real de Joanna do Curdistão. Com uma narrativa envolvente, Jean Sasson apresenta a luta dos curdos pela independência, permeada por uma emocionante história de amor vivida durante os sombrios dias da Guerra Irã-Iraque.Embora o Iraque seja tema recorrente em algumas das principais manchetes de jornais e revistas em todo o mundo, a história do povo curdo e sua luta pela sobrevivência sob o domínio de Saddam Hussein jamais foi contada com tanta sensibilidade. Nesta incrível narrativa, Jean Sasson revela para o leitor uma personagem real e forte, que enfrenta as rígidas regras sociais de seu povo para viver intensamente uma história de amor pelo Curdistão e pelo guerrilheiro com quem se casa.Criada em Bagdá pelos pais, um iraquiano árabe e uma curda, Joanna al-Askari teve uma infância cheia de medo e insegurança sob o brutal regime do partido Baath, de Saddam, intercalada por alegres verões com a família no Curdistão. Ainda menina, ela sonhava com o dia que se apaixonaria por um guerreiro curdo com o qual se casaria e com quem lutaria pela liberdade do Curdistão. Aos 15 anos, seus sonhos se tornam realidade, ela conhece um guerreiro curdo genuíno e, neste momento, se inicia uma emocionante história de amor tão envolvente e movimentada quanto a luta dos curdos pela independência. Jean Sasson conta toda a história de Joanna desde sua tenra infância até os dias mais escuros da Guerra Irã-Iraque que sucederam seu casamento com Sarbast, um atuante peshmerga, com quem seguiu para a luta no Curdistão. Cegueira temporária decorrente de um ataque químico, bombardeios noturnos, interrogações da polícia secreta, prisões infernais, incluindo o resgate de uma parente desaparecida de um dos campos de refugiados na fronteira do Irã, foram algumas das muitas adversidades enfrentadas por Joanna, que em nenhum momento desistiu de lutar por seus ideais.Através do olhar de Joanna, em Amor em terra de chamas, o mundo dos curdos ganha vida. Da beleza estonteante das montanhas e flores coloridas que adornam a paisagem às festas, canções e danças, enfim, tudo desperta um interesse no leitor em saber sobre os costumes, tradições e dia-a dia de um povo que vive tão distante do propagado universo cosmopolita ocidental. No livro, Jean expõe um cativante retrato de uma terra fascinante e de uma cultura encantadora. Envolvente e inspirador, o relato de Joanna sobre tragédia e triunfo é um emocionante atestado do poder do amor, da força do espírito humano e de uma vontade inabalável de vencer, apesar de todas as contrariedades.
...
O livro é baseado em fatos reais, confomr a história nos é apresentada vemos as atrocidades cometidas durante a guerra dos Curdos contra o Iraque... É de certa forma chocante, mas muito interessante... O livro também traz fotos, que ajudaram a enriquecer suas páginas.
Editora: Bestseller EditoraAssunto: Biografias, Diarios, Memorias & Correspondencias
ISBN: 9788576841937
Idioma: Português
Tipo de Capa: BROCHURA
Edição: 1
Número de Páginas: 364

Um comentário:

Alexandre disse...

Esse eu li no outro..