quinta-feira, 16 de abril de 2009

Sopa de Roma...


“{...} Marjan tentava sempre manter a antiga perseverança, agora que estava na cozinha da velha loja de doces fazendo uma segunda leva de recheio de charutinhos. Gostaria de ter tido mais tempo para cultivar estragão, hortelã e segurelha saudáveis e juntar aos charutinhos que ela e suas irmãs mais moças, Bahar e Layla, estavam fazendo.Se houvesse plantado alguma coisa aqui em Ballinacrough, talvez pudesse ter evitado os calafrios de ansiedade que subiam pela sua coluna. Mas, lembrou-se Marjan, era melhor não ficar com certos arrependimentos na cabeça, em especial quando não podia fazer nada contra ela. Havia mais uma meia dúzia de outros quitutes de dar água na boca – e o tempo, aquele velho bobo e teimoso, não estava do lado dela.O Café Babilônia abriria as portas em menos de cinco horas. Cinco horas! E nesta nova cidade cujo o nome mal sabia pronunciar muito menos escrever – Ballinacrough. Ba-li-na-crow. Uma cidadezinha cheia de gente que viria experimentar sua comida com olhos questionadores e línguas curiosas. E, desta vez, bem diferente de seus outros trabalhos na cozinha, ela seria a responsável por tudo.”


{Trecho Extraído do Livro: Sopa de Romã – Marsha Mehran}


Sinopse: Trata-se de uma linda e comovente história de perseverança, amor ao próximo e dos incríveis poderes da gastronomia.

Na verdade, Sopa de romã é uma magnífica festa para os sentidos. Em cada página, em cada parágrafo, em cada linha, uma sucessão de perfumes, sabores, texturas, cores... Ingredientes exóticos, preparados pelas mãos calejadas da jovem Marjan, culminam em combinações sempre surpreendentes e de efeitos mágicos. Tudo gira em torno do Café Babilônia, onde ela e suas irmãs mais novas – Bahar e Layla – tentam se estabelecer no interior da Irlanda, depois de passarem por Londres, fugindo das dificuldades de sua terra natal, o Irã. Ainda são fortes as lembranças da fuga de Teerã, da travessia do deserto de Dasht-e Lut, em meio à revolução que culminaria por levar o Aiatolá Khomeini ao poder, em 1979.

Aonde quer que fossem, nunca se separariam das doces lembranças da infância, nunca esqueceriam os aromas da sua terra, mistérios e segredos de especiarias como cardamomo, cúrcuma, nigela e 'aquela que valia mais do que o seu peso em ouro: zaferan, açafrão'. Seus sabores e perfumes comporiam receitas de família guardadas e apuradas ano após ano. Pratos de profundo e inquietante poder, capaz de mudar humor, idéias e a própria vida daqueles que os experimentam. E aí é que a mágica acontece: à medida que as vidas das pessoas e de toda uma cidade mudam para sempre com os perfumes e sabores das combinações secretas do Café Babilônia, também ocorrem mudanças em cada uma das irmãs.

No início de cada capítulo, a relação de ingredientes e o passo-a-passo do preparo de pratos como a perfumada sopa de lentilhas cor-de-rosa, a sedutora baklava (massa ao perfume de rosas, com amêndoas e pistache), o revigorante abgusht (ossobuco de cordeiro com especiarias), o delicioso tadig (crostata resultante do preparo do chelow, arroz no vapor), a inesquecível sopa de romã, entre outras maravilhas.

Com personagens fortes e muito bem construídos, Sopa de romã, cujo título original é Pomegranate soup, já é um best-seller na Europa, onde foi lançado no final de 2005. Sua comovente, bem-humorada e muito bem escrita narrativa revela como essas bravas mulheres conseguiram superar medos, enfrentar preconceitos, vencer desafios e mudar a vida de toda uma cidade. Coisa de bruxaria, ou melhor, gastronomia!

"REFRESCO DE IOGURTE DUGH "
2 xícaras de iogurte
3 xícaras de água mineral ou da bica
3 colheres de hortelã picada1 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de pimenta do reino preta moída na hora
Folhas de Hortelã para enfeitar

Misture os ingredientes numa jarra ou caneca grande.
Junte o gelo devagar a medida que mexe.
Enfeite com folhas de hortelã.
...

Não consegui parar de ler, o cheiro das especiarias parecia emanar das páginas do livro... Uma delicia de leitura, em todos os sentidos... Adoraria ir comer umas Orelhas de Elefante no Café Babilônia e ter longas conversas com as irmãs, proprietárias do local... É um livro para ser devorado, e foi exatamente o que eu fiz, simplesmente não consegui largar até terminar (claro que depois da aquela sensação de "nossa, ja acabou??)... Leiam é uma delicia de livro...!

Editora: Jaboticaba
Assunto: Romance
ISBN: 9788589894340

Idioma: Português
Edição: 1
Número de Páginas: 256

Nenhum comentário: