terça-feira, 7 de abril de 2009

O Historiador


“A você leitor sagaz, confio a minha história...”

Nota do Leitor


Nunca tive a intenção de passar para o papel a história que se segue. Recentemente, contudo, uma espécie de choque forçou-me a relembrar os episódios mais perturbadores da minha vida e das vidas das pessoas a quem mais amei. Esta é a história de como, quando eu tinha 16 anos, saí em busca do meu pai e de seu passado, e de como ele próprio saiu em busca de seu amado mentor e da história desse mentor, e de como nós todos nos encontramos trilhando alguns dos caminhos mais sombrios da história. É o relato de quem sobreviveu, e por quê. Como historiadora que sou, aprendi que, na realidade, nem todos os que se voltam para a história do passado conseguem sobreviver. E não e só voltar para trás que nos pões em perigo; às vezes, a própria história estende inexoravelmente para frente a sua garra e tenta nos alcançar.{...}

Capítulo 2


Você já sabe, disse meu pai, que antes do seu nascimento eu dava aulas em uma universidade norte-americana. Antes disso, estudei durante muitos anos para me tornar professor. A princípio, achava que eu iria estudar literatura. Então, descobri que gostava mais de histórias verdadeiras do que das imaginárias. Todas as histórias literárias que lia me levavam a algum tipo de...exploração... da História. E assim acabei me rendendo a ela. E fico muito satisfeito que você também se interesse por História.Em uma noite de primavera, quando eu ainda era estudante de pós-graduação, estava em meu compartimento de estudos na biblioteca da universidade, sentado sozinho tarde da noite entre fileiras e fileiras de livros. Ao levantar os olhos de meu trabalho, notei que alguém havia deixado um livro cujo a lombada nunca vira no meio dos meus livros, que ficavam numa prateleira acima da minha escrivaninha. A lombada desse livro mostrava um pequeno dragão de desenho elegante, verde sobre um fundo de couro claro.Não me lembrava de ter visto aquele livro ali ou em qualquer outro lugar, por isso eu o peguei e folheei sem pensar muito. A encadernação era de couro macio, esmaecido, e as páginas dentro dele pareciam muito velhas. Abriu com facilidade justamente no meio. Ocupando essas duas páginas centrais, vi uma xilogravura com a imagem de um dragão de asas abertas e uma comprida cauda enrolada, uma fera à solta, enraivecida, as garras à mostra. Das garras do dragão pendia um estandarte no qual havia uma única palavra escrita em caracteres góticos: DRAKULYA.

{...}- Trouxe uma curiosidade para você, Ross. Alguém deixou por engano uma coisa bastante mórbida em minha mesa de estudos na biblioteca há dois dias e resolvi trazê-la para você dar uma olhada.
- Deixe-me ver.
– Ele pousou a delicada xícara na mesa e estendeu a mão para pegar meu livro.
– Boa encadernação. Este pode ser até algum tipo de velino pesado. E tem relevo na lombada. – Algo na lombada do livro fez ficar sombrio o seu olhar sempre claro.
- Abra-o. {...}
- É vazio.
– Pousou-o aberto sobre a escrivaninha.
– Todo em branco.
- Não é esquisito?
{...}- É bem antigo. Mas não está em branco porque esteja inacabado. Está apenas dramaticamente em branco para dar destaque à gravura do centro. {...} Pertence mesmo a alguém.
- Quer dizer que sabe de quem é?
{...}- Sei. É seu.
{...}- O que está tentando me dizer?
- Drácula – ele fez uma pausa. – Drácula... Vlad Tepes... ainda está vivo.”


{Trecho Extraído do Livro: O Historiador – Elizabeth Kostova}

Sinopse:
Certa noite bem tarde, ao explorar a biblioteca do pai, uma jovem encontra um livro antigo e um maço de cartas amareladas. As cartas estão todas endereçadas a "Meu caro e desventurado sucessor", e fazem mergulhar em um mundo com o qual ela nunca sonhou – um labirinto onde os segredos do passado de seu pai e o misterioso destino de sua mãe convergem para um mal inconcebível escondido nas profundezas da história.As cartas fazem alusão a um dos poderes mais maléficos que a humanidade jamais conheceu, e a uma busca secular pela origem desse mal e sua erradicação. É uma caça à verdade sobre Vlad, o Empalador, o governante medieval cujo bárbaro reinado gerou a lenda de Drácula. Gerações de historiadores arriscaram reputação, sanidade, e até mesmo as próprias vidas para conhecer essa verdade. Agora, uma jovem precisa decidir continuar ou não essa busca – e seguir seu pai em uma caçada que quase o levou à ruína anos antes, quando ele era um estudante universitário cheio de energia e sua mãe ainda era viva.O que a lenda de Vlad, o Empalador tem a ver com o mundo moderno? A resposta a esta pergunta atravessa o tempo e as fronteiras, enquanto primeiro o pai e depois a filha perseguem pistas que os levam de empoeiradas bibliotecas de universidades norte-americanas a Istambul, Budapeste e os confins da Europa oriental. Em cada cidade, monastério e arquivo, em cartas e conversas secretas, emerge a horrível verdade sobre o feroz reinado de Vlad – e sobre um pacto atemporal que pode ter mantido sua monstruosa obra viva através dos tempos.Juntando indícios escondidos e textos até então desconhecidos, e interpretando as mensagens em código enredadas na trama das tradições monásticas medievais – bem como esquivando-se dos adversários que farão de tudo para proteger os milenares poderes de Vlad –, uma mulher desvenda o segredo de seu passado e enfrenta a própria definição do mal. O HISTORIADOR é uma aventura de proporções monumentais, uma narrativa incansável que mistura fato e fantasia, passado e presente, em um estilo de suspense quase intolerável – e impossível de esquecer.
...



Muito interesse, a maneira como são descritos os lugares por onde os personagens passam é perfeita!!! A história é muito envolvente, e com uma curiosidade, em nenhum momento é dito o nome da personagem principal (na minha opinião ela se chama Elizabeth, nome da autora, pois ela inicia o livro com a frase: A você leitor sagaz confio a minha história). Em alguns momentos eu cheguei a sentir um certo medo (rs). Vale muito a pena!

Editora: Objetiva
Assunto: Literatura Estrangeira
ISBN: 857302710x
Idioma: Português
Tipo de Capa: BROCHURA
Edição: 1
Número de Páginas: 544

Um comentário:

Alexandre disse...

Interessante amor, gostei!!